A Fortaleza de Santa Catarina recebe uma vez mais a Mostra Audiovisual de Cabedelo que, repetindo a fórmula das últimas edições, tem caráter competitivo e acontecerá de forma híbrida (presencial e online) durante três dias, exibindo 30 curtas-metragens da Paraíba e de todas as regiões do país. Sempre iniciando às 19h00, a abertura acontece no dia 1º de fevereiro, uma quinta-feira, e segue até o sábado, dia 3, quando acontece, dentre outras coisas, a cerimônia de premiação. A transmissão ocorrerá pelo site: www.cineforte.com.br

Para a mostra competitiva foram selecionados 23 filmes de um total de quase 400 inscritos. Dentre os 30 filmes que compõem a programação estão filmes da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás, Roraima e Distrito Federal, além de um filme convidado, oriundo do Canadá. Os elencos estelares contam com profissionais do gabarito de Buda Lira, Soia Lira, Tavinho Teixeira, Servílio de Holanda, Beto Quirino, Rafa Guedes, Paulo Betti, Teca Pereira, Caio Blat, Juliane Araújo, entre outros.

Dentre as atividades paralelas, essa 7ª edição contou com a realização de Oficinas Audiovisuais de Roteiro, Interpretação, Fotografia, Direção de Arte e Captação de Som com profissionais do gabarito de Fábio Campos, Lívio Brandão, Romero Sousa e Cácio Zérra. Também realizará no dia 3 de fevereiro, às 16h00, um Seminário com o tema “Os Desafios da Produção Audiovisual em Outras Regiões do País”, com os realizadores Adriana Vasconcelos de Brasília-DF, Mônica Mac Dowell de Natal-RN e Ulisses da Motta de Novo Hamburgo-RS. As atividades do CineForte encerram com o show do Músico Paraibano Markel Trindade.

O CineForte é realizado anualmente pela Orbe Produções Audiovisuais em parceria com a Fundação Fortaleza de Santa Catarina, sempre durante o verão, período de elevado fluxo turístico no município, com o intuito primordial de difundir os realizadores locais, paraibanos e de outros estados, exibindo bons filmes com Classificação Indicativa até 14 Anos e temáticas mais populares, na expectativa de iniciar um movimento de geração de público para o cinema regional. À frente do evento estão: o cineasta e roteirista Eduardo P. Moreira na coordenação geral e Osvaldo Carvalho, presidente da Fundação Fortaleza de Santa Catarina.



Por Redação