Segundo título da Matria Editora, Refúgio para Bisões, ficção do escritor gaúcho Gabriel Eduardo Bortulini, será lançado em João Pessoa na quarta-feira(31), às 19h, na sede da Editora Matria (R. Raimundo Marques Pordeus, 166, Pedro Gondim, João Pessoa/PB).
Um dos títulos vencedores do prêmio Biblioteca Paraná, o romance irá inaugurar para o público o espaço da editora. “Me sinto muito feliz de poder publicar meu primeiro livro por uma editora nordestina e de fazer o lançamento em solo paraibano“, diz Bortulini, que estreia com uma narrativa sobre um brasiliero que tem uma ambição um tanto impossível: inaugurar um bosque com árvores europeias em pleno território nacional.
“Quando defendi o romance, na minha tese de doutorado, um dos elogios que recebi foi o de criar um personagem afastado do autor. E, de fato, me esforcei para criar um personagem que não tivesse a minha idade, nem a minha origem, nem a minha profissão”, relata o escritor, jornalista de formação, que ingressou na literatura apadrinhado por nada mais nada menos que Luiz Antonio de Assis Brasil, seu orientador no mestrado e no doutorado em escrita criativa na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). “Mas, na verdade, quando eu penso em Clóvis, eu vejo muito daquilo que nos aproxima. De alguma forma, ele é uma versão exagerada das minhas obsessões, de um Gabriel que poderia ter sido Clóvis, se tivesse feito uma série de escolhas diferentes”, reflete.
Uma espécie de Quixote de adubo e regador, Clóvis, o protagonista, parte para a Alemanha depois de uma série de insucessos no campo afetivo e profissional. Discípulo de Rocío Prada, uma professora argentina cuja influência vai muito além da acadêmica, o jovem paisagista vive relações fraturadas nas quais se intrometem lembranças da infância e, já na Alemanha, a aparição de Maria José, uma professora de alemão com quem começa a se envolver. “Todos esses elementos nasceram a partir dessa ideia de inadequação no espaço, no clima, na paisagem. Cresci numa cidade em que meus avós e até meus pais faziam uma distinção entre eles, os ‘italianos’ e os outros, os ‘brasileiros’, por mais que todos estivessem no mesmo território, ali tivessem nascido e crescido, falassem português. Isso sempre foi presente e segue ainda hoje”, pondera. Refúgio para bisões foi um dos vencedores do Prêmio Biblioteca do Paraná, em 2021, e sai agora em edição sofisticada pela Matria, editora fundada pelos paraibanos Hindemburgo Rolim e Tiago Germano. Segundo livro do catálogo da editora, o romance sucede Vespas-do-mar nunca guardam rancor, coletânea de contos de Rolim que foi lançado semana passada, depois de uma campanha de financiamento que atingiu quase o dobro da meta, no Catarse.
Em 2024, a editora pretende expandir seu catálogo também para a poesia e para a crônica, e priorizar a publicação de literatura de autoria feminina, projeto que foi traçado a partir da formação de seu conselho editorial, composto pelas autoras Candida Nobre, Débora Ferraz, Débora Gil Pantaleão, Marília Arnaud e Maria Valéria Rezende.
SERVIÇO
O quê?
Lançamento do livro Refúgio de Bisões, de Gabriel Eduardo Bortulini
Quando?
Quarta-feira (31 de janeiro), às 19h
Onde?
Na sede da Editora Matria
R. Raimundo Marques Pordeus, 166 (Pedro Gondim), João Pessoa/PB
Quanto?
A partir de R$ 59