Foto: reprodução

Pernambuco é o estado sede do lançamento do nosso Festival. 

O Consórcio Nordeste (CNE), por meio da A Câmara Temática de Cultura, faz o lançamento do Festival Cena Nordeste, nesta quinta-feira (18), a partir das 15h, no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda. Estarão presentes, a governadora do Rio Grande do Norte e presidenta do Consórcio Nordeste, Fátima Bezerra, e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra.

O Festival Cena Nordeste é um evento para reverenciar toda a cultura regional, sobretudo pelo olhar das suas produções artísticas que vão além das tradições. A ideia surgiu em 2023, nos debates da Câmara Temática da Cultura do Consórcio Nordeste, coordenada pelo secretário estadual de cultura da Paraíba, Pedro Santos.

Video: @cenanordestefestival

Com obras de arte urbana, audiovisual, circo, cultura popular, dança, forró, música e teatro, o festival itinerante passará pelos nove estados da região, durante oito meses, celebrando a relevante contribuição dos artistas nordestinos para as artes no Brasil.

O Cena Nordeste nasce com a missão fomentar um circuito nordestino de circulação de obras artísticas, visando também fortalecer a identidade regional e estimular o desenvolvimento econômico através do turismo cultural. Além de promover a cooperação e a integração entre os estados nordestinos.

A organização do evento é do Consórcio Nordeste, com o apoio das secretarias estaduais de cultura de todos os estados da região. Após o lançamento oficial em Olinda, a programação será iniciada em maio.

Serão nove finais de semana de programação, sempre numa capital nordestina diferente.

O calendário de 2024 é o seguinte: João Pessoa (10 e 11 de maio), Maceió (7 e 8 de junho), São Luís (5 e 6 de julho), Teresina (2 e 3 de agosto), Recife (31 de agosto e 1º de setembro), Natal (21 e 22 de setembro), Aracaju (11 e 12 de outubro), Fortaleza (16 e 17 de novembro) e Salvador (7 e 8 de dezembro). Em todos os casos, o evento é gratuito para a população local.



Por Diário de Vanguarda