O Cineclube O Homem de Areia vai exibir o filme “Ser ou não ser” (Ernst Lubitsch, 1942), na próxima quarta-feira (3). Do gênero comédia dramática, o longa será comentado pelo jornalista e crítico de cinema Renato Félix. A sessão começa às 19h30, no auditório da Fundação Casa de José Américo (FCJA), Cabo Branco. Antes da exibição, a partir das 18h30, o quiosque do Restaurante Muxima estará no local, com tapioca, café e crepes.

Eleito pelo American Film Institute como uma das 100 melhores comédias de todos os tempos (49ª posição), “Ser ou não ser” é tido como uma das maiores obras-primas de Lubitsch. A história se passa na Segunda Guerra Mundial, na Polônia, durante a ocupação nazista. Uma trupe de atores, liderados por Joseph Tura (Jack Benny) e sua esposa, Maria (Carole Lombard), infiltram-se na Gestapo para salvar membros da resistência polonesa.

Alemão, Lubitsch emigrou para os Estados Unidos em 1922, onde se firmou como um dos primeiros grandes mestres da comédia em Hollywood. Dono de um estilo único, o cineasta se notabilizou por abordar assuntos sérios — e ancorados na realidade de sua época — de maneira bem-humorada e sofisticada. “É difícil falar de comédia no cinema norte-americano sem mencionar Ernst Lubitsch”, diz Félix.

Serviço
Cineclube O Homem de Areia apresenta o filme “Ser ou não ser” (EUA, 1942)
3 de maio de 2023 (quarta-feira)
19h30
Duração: 99min
Classificação: livre
Auditório da Fundação Casa de José Américo
Avenida Cabo Branco, 3336 – João Pessoa-PB



Por Redação