O governo do estado planeja realizar um amplo concurso para repor o quadro de servidor em quase todos os órgãos da administração pública. A informação foi divulgada, em rede social, pela Secretaria de Estado da Administração do Rio Grande do Norte (Sead – RN)

Conforme publicação da Sead-RN, o amplo certame planejado deve abranger os seguintes órgãos e áreas: Detran, Emater, Fundação José Augusto, Ipern, Secretarias da Fazenda, Administração, Educação, Saúde e Segurança Pública. Portanto, a expectativa é de muitas vagas para os próximos concursos Rio Grande do Norte.

A Sead fez um levantamento e registrou necessidade de 14 mil novos servidores em órgão e entidades da Administração Pública Estadual Direta e Indireta.

A realização de um amplo concurso para o Estado do RN só é possível por meio de Termo de Ajuste de Gestão (TAG) com o Ministério Público de Contas, uma vez que o estado se encontra acima do limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, tal qual aconteceu para a realização do primeiro concurso público para provimento de cargos efetivos no Idema, cujo TAG foi assinado na semana passada.

Conforme o Demonstrativo de Despesa com Pessoal, publicado pela Control em abril deste ano, o Rio Grande do Norte está em torno de 56,6% atualmente, porém com projeção de queda.
A finalidade foi mostrar que o Executivo está empenhado para aumentar receitas e diminuir despesas, de modo a reconduzir o Rio Grande do Norte ao limite legal de gasto com pessoal, que é de 49%. Isso tanto pode ocorrer por meio da redução das despesas com pessoal, quanto por meio do aumento da Receita Corrente Líquida, sobretudo através do desenvolvimento de novas atividades econômicas. 



Por Redação