O governo do estado planeja realizar um amplo concurso para repor o quadro de servidor em quase todos os órgãos da administração pública. A informação foi divulgada, em rede social, pela Secretaria de Estado da Administração do Rio Grande do Norte (Sead – RN)
Conforme publicação da Sead-RN, o amplo certame planejado deve abranger os seguintes órgãos e áreas: Detran, Emater, Fundação José Augusto, Ipern, Secretarias da Fazenda, Administração, Educação, Saúde e Segurança Pública. Portanto, a expectativa é de muitas vagas para os próximos concursos Rio Grande do Norte.
A Sead fez um levantamento e registrou necessidade de 14 mil novos servidores em órgão e entidades da Administração Pública Estadual Direta e Indireta.
A realização de um amplo concurso para o Estado do RN só é possível por meio de Termo de Ajuste de Gestão (TAG) com o Ministério Público de Contas, uma vez que o estado se encontra acima do limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, tal qual aconteceu para a realização do primeiro concurso público para provimento de cargos efetivos no Idema, cujo TAG foi assinado na semana passada.
Conforme o Demonstrativo de Despesa com Pessoal, publicado pela Control em abril deste ano, o Rio Grande do Norte está em torno de 56,6% atualmente, porém com projeção de queda.
A finalidade foi mostrar que o Executivo está empenhado para aumentar receitas e diminuir despesas, de modo a reconduzir o Rio Grande do Norte ao limite legal de gasto com pessoal, que é de 49%. Isso tanto pode ocorrer por meio da redução das despesas com pessoal, quanto por meio do aumento da Receita Corrente Líquida, sobretudo através do desenvolvimento de novas atividades econômicas.