Foto: divulgação
Um novo pedido de concurso Ancine foi encaminhado ao Governo Federal. A Agência Nacional de Cinema solicitou a autorização para o preenchimento de 36 vagas em diversos cargos.A demanda foi encaminhada à ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck. Em ofício assinado pelo diretor-presidente, Alex Braga, a Ancine expõe a sua necessidade para o exercício de 2025.

De acordo com a autarquia, a presente solicitação visa ao provimento de cargos efetivos, que estão vagos por motivo de vacância.No início de maio, Folha Dirigida por Qconcursos obteve a distribuição das 36 vagas da Ancine, sendo elas para os cargos de:

  • analista administrativo – quatro cargos vagos;
  • especialista em regulação da atividade cinematográfica e audiovisual – dez cargos vagos;
  • técnico em regulação da atividade cinematográfica e audiovisual – oito vagas; e
  • técnico administrativo – 13 vagas.

Portanto, é possível que essa tenha sido a oferta solicitada ao MGI.

Segundo a agência, as vagas correspondem a aproximadamente 10,14% do quadro de pessoal da Ancine. O objetivo com o concurso é recuperar a capacidade operacional da área finalística.

Vale lembrar que todos os órgãos federais têm até 31 de maio para encaminharem os seus pedidos de concurso ao Ministério da Gestão e Inovação.

No último quantitativo de vagas confirmado pela Ancine, a oferta enviada ao governo foi para 16 vagas.

De acordo com ministra Esther Dweck, novos concursos federais serão autorizados. A expectativa é grande para que um concurso Ancine seja contemplado.

Isso porque, no ano passado, oito agências reguladoras tiveram vagas autorizadas. A Ancine, no entanto, ficou de fora da lista.

Último concurso Ancine tem mais de 10 anos

A Agência Nacional do Cinema não realiza um concurso Ancine desde 2013, quando foram ofertadas 69 vagas.

Desse total, 28 foram destinadas ao cargo de analista administrativo e 41 para especialistas.

A banca organizadora responsável pela seleção foi o Cebraspe, que recebeu as inscrições e aplicou as provas objetivas. O exame contou com 120 questões, sendo:

Conhecimentos Básicos (60 questões)

  • Português;
  • Inglês;
  • Noções de Direito Administrativo e de Direito Constitucional;
  • Fundamentos e Legislação Específica do Audiovisual;
  • Defesa da Concorrência; e
  • Regulação Econômica e Agências Reguladoras.

Conhecimentos Específicos (60 questões)

O último concurso da Ancine, para o nível superior (2013), foi composto por uma prova objetiva com 120 perguntas para ambas as funções, além de uma redação e análise de títulos.

Para os especialistas, também houve curso de formação. Já na última seleção, para o nível médio (2012), foi aplicada somente uma avaliação de múltipla escolha, com 140 questões.



Por Com Folha Dirigida