A revista Fórum divulgou ontem informações sobre recente agressão de aluno a um professor em escola do interior paulista. Texto ilustrado por foto e vídeo. Um desnecessário, inoportuno e perigoso vídeo, certamente a parte mais visitada da matéria.

A Fórum não deveria ter reproduzido o vídeo. Apenas informar sobre o fato. Imagens e som de situações assim viralizam fácil, engajam e têm efeito demonstração sobre outros jovens, adolescentes e crianças. A rede do ódio que estimula agressões e mortes conta com essa disseminação desavisada.

Essa rede cresceu com crianças no colo fazendo arminha, posando para os pais com armas de brinquedo ou de verdade, com os pais orientando gravar aulas, com os pais e amigos deles comprando armas de modo fácil, extremamente fácil, super facilitado. Com a mesma hiper facilidade com que se armaram milícias e tráfico nos últimos quatro anos.

Pra fechar, rogo: se alguém acessar a postagem da Fórum, por favor não repasse. Apenas repare que, além de tudo, a revista não teve sequer o cuidado de borrar a imagem dos adolescentes que aparecem no vídeo.

PS: Mal enviei essas linhas pro Diário da Vanguarda, vejo na tevê a Globo reproduzindo o mesmo vídeo da agressão no programa ‘Encontro’, com Patrícia Poeta. Pense num gatilho!



Por Rubens Nóbrega - Jornalista e Escritor