Foto: Jaciara Aires

O paraibano Maurício Renato de Souza que pertence ao quadro do Ministério das Minas e Energia na condição de Chefe de Gabinete, foi nomeado pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, como ministro interino  da pasta no período de 21 a 29 de junho, enquanto o titular Alexandre Silveira vai tratar na França de assuntos de energia nuclear e ainda uma agenda com o Ministro de Minas e Energia de Portugal.

O paraibano foi chefe de gabinete da vice-presidência do senado durante o mandato de Cássio Cunha Lima (PSDB), entre 2017 e 2021, também participou da equipe do cerimonial quando Cunha Lima governou a Paraíba. Ainda no executivo estadual da Paraíba ocupou a chefia do cerimonial no primeiro mandato de Ricardo Coutinho entre 2011 e 2014.

Registro de Maurício Renato de Souza quando estava como chefe de gabinete de Cássio Cunha Lima na Vice-Presidência do Senado. Foto: Jaciara Aires

No currículo disponível no site do  Ministério Maurício Souza é licenciado em História pela Universidade Federal da Paraíba com título de Estudios Avanzados pela Universidade de Salamanca na Espanha (2011). Estudante do último período do Curso de Direito (já aprovado no 36º Exame da OAB) e Doutorando no Programa de Doutorado “Passado e Presente dos Direitos Humanos” (em curso).  Foi Chefe de Gabinete da Vice-Presidência do Senado por duas gestões, onde atuou como Representante do Vice-Presidente do Senado na Presidência do Conselho de Saúde do Sistema Integrado de Saúde do Senado Federal (SIS) (Fev/2017 a Fev/2021), bem como foi Chefe de Gabinete do Senador Alexandre Silveira (Mar/2022 a Dez/2022). No dia 08 de fevereiro de 2023, assumiu o cargo de Chefe de Gabinete do Ministro Alexandre Silveira no Ministério de Minas e Energia.

 



Por Edileide Vilaça