Menos de dois anos após a conclusão das obras de alargamento da Praia Central de Balneário Camboriú (SC), um trecho de 70 metros da areia foi engolido pelo mar. Segundo a prefeitura, a situação já era prevista, por causa da dinâmica da praia naquele trecho, e uma obra de contenção foi contratada.

A erosão aconteceu em uma área de cerca de 200 metros, no final da praia, na Barra Sul. Esse trecho recebeu um alargamento maior do que o restante da praia, justamente por causa desse risco: enquanto a Praia Central teve sua faixa de areia aumentada de 25 para 70 metros, a faixa na Barra Sul chegou a 180 metros. Agora, está com 110 metros, após o avanço do mar nas últimas semanas.

Depois de anos de debate, a prefeitura de Balneário Camboriú realizou a obra de alargamento da Praia Central, a “Dubai brasileira”, em 2021, num projeto que estava orçado em R$68 milhões . Nos últimos anos, a praia estava sumindo, enquanto arranha-céus aglomerados junto ao mar formavam um paredão de sombra. Segundo especialistas, o crescimento urbano desenfreado ao longo das décadas, que destruiu vegetações de restingas e bloqueou a saída de rios, foi a causa do desaparecimento da praia.

Procurada, a prefeitura explicou que a erosão no trecho final da praia, mesmo após o projeto, já era prevista e vinha sendo monitorada. Em breve, será uinicada uma obra de contenção com geotubos no local.

 



Por O Globo