prédio onde moramos em Moscou

Se bem me lembro, era o mês de junho, mais especificamente o dia 17/06/1970!!! Na época, eu com 9 anos de idade, junto com meus irmãos mais velhos e mais novos, sob a responsabilidade de Mamãe. Estávamos chegando para exílio de longos anos, em Moscou/URSS.

Não me lembro exatamente que dia saímos do Brasil, mas lembro da agitação em casa com arrumação de malas, a expectativa da viagem de avião, a despedida de alguns amigos e de um presente que ganhei pra levar comigo, discos de histórias infantis, que tinham cores diferentes para cada historinha: chapeuzinho vermelho era vermelho, patinho feio era amarelo…

Lembro também que saímos de São Paulo rumo a Roma/Itália e, se não estou enganada, ficamos em um hotel por duas semanas. A copa do mundo estava acontecendo e meus irmãos mais velhos o procuravam informações e possibilidades para assistir a algumas imagens dos jogos. Era complicado, pois naquela época não existia internet!!! Lembro muito bem quando mamãe foi avisada da partida de Roma para Moscou no dia 17/06. Meus irmãos Pedro, Paulo e Joao Prestes, ansiosos para assistir a final do Campeonato Mundial que aconteceria no dia 21/06/1970.

Chegando em Moscou, lembro que desci do avião no colo do meu irmão Paulo, pois estava ventando muito e ele tirou o seu paletó, me embrulhou nele e me carregou até o salão do desembarque.

Havia algumas pessoas nos esperando no aeroporto, falando uma lingua estranha, que eu não entendia nada!!! Do aeroporto seguimos para o apartamento, no centro de Moscou, bem de frente para Praça Vermelha.
Para mim, que vivia de pé no chão, correndo e brincando no quintal da nossa casa em SP, de repente se ver dentro de um apartamento, era muito estranho!!! A comida era diferente, a arrumação dos quartos estranha, a sala, a cozinha, o banheiro!!! Tudo muito diferente do que estávamos acostumados!!!

Mas a maior preocupação era a final da Copa do Mundo!!! Meus irmãos mesmo sem falar russo, não paravam de repetir que precisavam saber do jogo e se seria possível assistir alguma coisa. Nossa tradutora, Elena, disse que iria ver se conseguiria.

Chegou o dia da final, lembro da agitação dos meus irmãos à procura de informações e nada. Naquela época tudo era mais difícil. Não assistimos a final, acho que só no dia seguinte é que ficamos sabendo que o Brasil era TRI CAMPEÃO DO MUNDO, mas os gols da vitoria só conseguimos assistir alguns dias depois.

Comemoramos, ficamos felizes, sem nem imaginar que a partir dali viriam longos anos de exílio, de aprendizagem, de amor a uma segunda Pátria, que nos acolheu e que nos deu abrigo!!!