A corrida para escolher o filme que representará o Brasil na categoria Melhor Filme Internacional no Oscar 2026 está oficialmente aberta. A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais divulgou a lista com 16 longas-metragens habilitados, dos quais apenas um será escolhido para tentar uma vaga entre os indicados da premiação mais prestigiada do cinema mundial.
A pré-seleção final, que vai reduzir a lista para seis títulos, acontece no dia 8 de setembro, e o anúncio do escolhido será feito no dia 15 de setembro.
A lista dos 16 filmes inclui produções premiadas, estreias marcantes e cineastas renomados. Confira os títulos:
- A Melhor Mãe do Mundo (dir. Anna Muylaert)
- A Praia do Fim do Mundo (dir. Petrus Cariry)
- Baby (dir. Marcelo Caetano)
- Homem com H (dir. Esmir Filho)
- Kasa Branca (dir. Luciano Vidigal)
- Malu (dir. Pedro Freire)
- Manas (dir. Marianna Brennand)
- Milton Bituca Nascimento (dir. Flavia Moraes)
- O Agente Secreto (dir. Kleber Mendonça Filho)
- O Filho de Mil Homens (dir. Daniel Rezende)
- O Último Azul (dir. Gabriel Mascaro)
- Oeste Outra Vez (dir. Érico Rassi)
- Os Enforcados (dir. Fernando Coimbra)
- Retrato de Um Certo Oriente (dir. Marcelo Gomes)
- Um Lobo Entre os Cisnes (dir. Marcos Schechtman & Helena Varvaki)
- Vitória (dir. Andrucha Waddington)
Entre os títulos que mais se destacam estão:
O Agente Secreto
De Kleber Mendonça Filho, o filme foi premiado em Cannes 2025 com os prêmios de Melhor Diretor e Melhor Ator (Wagner Moura), além de reconhecimentos da crítica como os troféus FIPRESCI e AFCAE. É, até agora, o grande favorito da temporada.
O Último Azul
Dirigido por Gabriel Mascaro, venceu o Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim 2025. Traz um tom distópico e atuações marcantes de Rodrigo Santoro e Denise Weinberg. É outro forte candidato a representar o Brasil.
Homem com H
A cinebiografia de Ney Matogrosso, dirigida por Esmir Filho, chamou atenção pela produção musical e estética ousada. É também um dos destaques entre o público e na Netflix.
Outros títulos como A Praia do Fim do Mundo, Manas, A Melhor Mãe do Mundo e Retrato de Um Certo Oriente têm sido elogiados pela crítica nacional e podem surpreender.
Calendário de seleção
ETAPAS E DATAS
- Divulgação dos 16 filmes – Agosto de 2025
- Pré-seleção (6 títulos) – 8 de Setembro de 2025
- Escolha final do representante – 15 de Setembro de 2025
- Envio à Academia de Hollywood – Até 1º de Outubro de 2025
Após a escolha do representante brasileiro, o longa será submetido à Academy of Motion Picture Arts and Sciences, que publicará uma lista de finalistas (shortlist), os indicados oficiais e, por fim, revelará os vencedores na cerimônia do Oscar, marcada para março de 2026.
A diversidade de estilos, regiões e temáticas na lista deste ano mostra a força criativa do cinema brasileiro. Em tempos desafiadores para a cultura, a escolha de um representante no Oscar é mais do que uma competição: é uma oportunidade de mostrar ao mundo o poder das nossas histórias.
