O Emmy 2025, a mais recente edição do prêmio máximo da televisão norte-americana, aconteceu no domingo, 14 de setembro, no Peacock Theater em Los Angeles. A festa foi marcada por surpresas, recordes e discursos com peso político e emocional. Aqui vai um panorama dos grandes vencedores e momentos que merecem destaque.

O grande vencedor da noite

The Pitt (HBO Max) foi coroada como Melhor Série Dramática (Outstanding Drama Series).
O ator Noah Wyle, protagonista de The Pitt, ganhou o prêmio de Melhor Ator em Série Dramática (Outstanding Lead Actor in a Drama Series).

Comédias, limites e atuações que se destacaram

O Estúdio (The Studio, Apple TV+) foi a comédia mais premiada da noite, conquistando 13 prêmios, estabelecendo novo recorde para uma série de comédia estreante.
Adolescência (Adolescence, Netflix) dominou o segmento de séries limitadas (Limited Series), levando seis estatuetas, inclusive por atuação e roteiro.
Cristin Milioti ganhou Melhor Atriz em Série Limitada ou Antologia por The Penguin.

Performance, diversidades e momentos de aquecer o coração

Britt Lower, de Ruptura (Severance), venceu como Melhor Atriz em Drama.
Tramell Tillman, também de Severance, fez história ao ser o primeiro homem negro a ganhar o Emmy de Melhor Ator Coadjuvante em Drama.
Katherine LaNasa, de The Pitt, ganhou como Melhor Atriz Coadjuvante em Série Dramática.

Recordes, surpresas e curiosidades

A série Severance liderou em número de indicações,  27 ao todo.
The Studio quebrou recorde de maior número de prêmios para uma comédia em sua primeira temporada.
O jovem Owen Cooper (15 anos) ganhou o Emmy de ator coadjuvante em série limitada, tornando-se o mais jovem vencedor masculino nessa categoria. (Aqui pra nós merecidíssimo!)

O Emmys 2025 confirmou mais uma vez que a televisão não é só entretenimento, é palco de discursos sociais, de inovações narrativas e de espaços para vozes antes silenciadas. Vence quem emociona, quem inova e quem representa diversidade, seja na tela, atrás das câmeras ou no discurso.

Se The Pitt dominou o drama, The Studio fez rir com críticas afiadas, e Adolescência lembrou que há poesia no limite, um ponto ficou claro: o público (e os votantes) estão famintos por histórias novas, identitárias e que tragam reflexão.