Uma figura que surgiu recentemente na linha do tempo da existência humana é o Adulto de Alto Rendimento (AAR). Para acompanhar a modernização dos meios de trabalho, dos relacionamentos inter e intrapessoais, dos enredos familiares, da política, do padrão de beleza e de outras vertentes do mundo no ano de 2023, um adulto jovem aceitável precisa seguir algumas regras sociais, mesmo que implícitas.
Um Adulto de Alto Rendimento é assim:
Terapia: regra inicial para um AAR: fazer terapia, entender a necessidade da terapia como ferramenta para ter uma vida melhor, autoconhecimento, autocontrole e assim ser uma pessoa melhor para si e para os outros. Terapia é o primeiro passo para o sucesso.
Alto desempenho no trabalho: trabalha por muitas horas na semana, desempenhando sua função sempre entre os melhores da empresa, aguentando a carga horária cansativa, a rotina difícil, resolvendo problemas complexos e com cobranças excessivas sem desenvolver transtornos psiquiátricos que atrapalhem seu desempenho profissional e ainda encontrando felicidade no trabalho e prazer no que faz.
Tempo de qualidade com família: tem tempo para nutrir boas relações com seus pais, filhos, esposa, parentes e afins, possuindo relações próximas com sua família e dedicando tempo de qualidade a ela.
Alimentar amizades: consegue manter o mesmo ciclo de amizades por muitos anos, sempre encontrando horário para ver seus amigos e para fazer novos.
Atividade física regular: o Adulto de Alto Rendimento faz atividade física regular com ou sem um personal trainer para auxiliá-lo. Já passou por vários esportes e encontrou o que é prático e funcional para a sua vida de forma que consiga manter uma rotina assídua de atividade física que lhe proporcione prazer e manutenção da saúde.
Ferramentas para o convívio em sociedade: conhece, estuda, entende e aplica no dia a dia, ferramentas para melhorar sua existência enquanto pessoa como a inteligência emocional e a comunicação não violenta.
Alimentação saudável: não toma refrigerante, evita enlatados/embutidos, prefere uma alimentação rica em fibras e vegetais porque entende que a alimentação é uma importante ferramenta para manter seu corpo e sua mente saudáveis. Tem um bom acompanhamento nutricional e uma rede de apoio para cuidar da sua alimentação, seja alguém que cozinhe sua comida, seja através de delivery de comida saudável. Ainda assim, come apenas por prazer em dias pontuais para aproveitar as alegrias da vida, em um equilíbrio perfeito.
Hábitos não saudáveis: o Adulto de Alto Rendimento não fuma cigarro de nicotina ou qualquer tipo de cigarro eletrônico. Primeiro porque entende os malefícios em curto prazo do cigarro diminuindo seu desempenho aeróbico na prática de esportes e para acompanhar a rotina diária de trabalho. Sabe que os cigarros eletrônicos podem causar lesões pulmonares agudas graves e, por isso, os condena. Além disso, está consciente das lesões em longo prazo que o hábito de fumar pode trazer à sua vida: infarto, AVC e suas sequelas, infinitas doenças pulmonares e câncer. O Adulto de Alto Rendimento não tem problemas de saúde evitáveis que trazem prejuízos a si próprio e a sua família (direta ou indiretamente) por causa de atitudes inconsequentes como fumar.
Direção e bebida: o AAR está sempre de olho em problemas evitáveis e tem uma regra: nunca, jamais, em hipótese nenhuma beber e dirigir. Entende que ao beber e dirigir está colocando sua vida em risco e a de todas as outras pessoas que cruzarem seu caminho e já antecipa a grande dor que sentiria ao, principalmente, causar danos à saúde de outra pessoa e como seria insuportável a convivência consigo mesmo após um acidente envolvendo terceiros. Não tem posturas irresponsáveis que podem causar grandes problemas evitáveis, principalmente posturas criminosas como beber e dirigir.
Exames e consultas médicas: o autocuidado começa pela saúde. Sempre está em dia com suas consultas médicas e exames. Faz um planejamento anual de saúde com exames e consultas a fazer, procurando prevenir doenças evitáveis e tratar precocemente o que não for.
Rituais de beleza: está sempre em dia com os cuidados sobre a sua imagem, tem um momento semanal para cuidados mais específicos (como manicure, salão de beleza, depilação, barbearia) e segue suas rotinas diárias de cuidados com a beleza, afinal se sentir bem com o próprio corpo é uma questão muito importante para a saúde.
Tempo livre para fazer nada: por ter plena consciência de suas necessidades, o Adulto de Alto Rendimento sabe que tempo livre para fazer nada é essencial para manter uma boa saúde mental e não abre mão.
Tempo livre para hobbies e atividades apenas por prazer também é entendido como essencial para a manutenção da saúde mental.
Sono: possui autoconhecimento de suas necessidades a ponto de saber exatamente quantas horas de sono precisa por noite, como fazer a correta higiene do sono para dormir bem e acordar bem.
Planejamento reprodutivo: o AAR possui um planejamento reprodutivo e não precisa lidar com uma gestação indesejada ou surpresa. Sendo homem, entende que metade da responsabilidade reprodutiva de um relacionamento é sua e que obrigatoriamente precisa usar preservativo. O homem AAR não tem nenhuma relação sexual desprotegida e o faz de forma consciente e intencional, pois além do planejamento reprodutivo, entende que a camisinha é a forma de se proteger de doenças e leva isso a sério, não só da boca para fora. Entende ainda que o uso de preservativos é uma forma de demonstrar respeito pelo corpo das mulheres. Sendo mulher, faz sua parte na contracepção do relacionamento usando o método contraceptivo indicado pelo seu médico ginecologista, que mais se adapta às suas peculiaridades a ao seu corpo. Esse planejamento reprodutivo é adotado pelo Adulto de Alto Rendimento casado ou solteiro.
Autoconhecimento e relacionamentos: conhece os próprios limites, possui relacionamentos amorosos conscientes, com controle de atitudes tóxicas e abusos psicológicos, que não acontecem. Não tem relacionamentos ruins, infelizes e pouco saudáveis por comodidade ou carência. É consciente de si e da repercussão de suas atitudes em relacionamentos.
Reserva de emergência: possui conhecimentos financeiros suficientes para não ter falsas ilusões de riqueza. Faz bom uso do salário não possuindo dívidas, fazendo gastos conscientes e investimentos seguros e diversificados, possui uma reserva financeira de emergência para no mínimo 06 meses de uma vida sem salário. O Adulto de Alto Rendimento não tem um carrão para pagar em longas parcelas de um financiamento, com gastos mensais altos de manutenção, seguro, gasolina. Entende que um carro é um bem passivo e não faz gastos por impulso.
Vida planejada: possui planos para sua vida pessoal e profissional para curto, médio e longo prazo com plano a, b, c… ao mesmo tempo em que entende que apenas uma pequena parte da vida pode ser planejada, o resto é inesperado, inconstante e precisa estar preparado para mudanças de planos e readaptações.
Racismo, xenofobia, machismo, LGPTQIAP+fobia: entender as boas práticas sociais seja pela lei seja pelo bom senso é o papel mínimo do Adulto de Alto Rendimento dentro da sociedade. Sendo o AAR uma criatura em pleno exercício da sua capacidade intelectual com o maior aproveitamento do uso do seu cérebro, não defende ideias como fascismo, volta da ditadura militar, bolsonarismo, nazismo e outras imbecilidades criminosas da raça humana. Já estudou história alguma vez na vida.
Direitos e deveres: exerce seus direitos e deveres políticos ativamente, possuindo conhecimentos básicos sobre política e ciências sociais.
Filantropia: faz algo de bom pelo mundo e pelas pessoas menos afortunadas. Não acha que as pessoas precisam se obrigar a fazer atividades de caridade, entende que se você consegue ser feliz com você mesmo isso já é uma grande caridade para o mundo, pois uma pessoa feliz dissemina felicidade e trata melhor os outros, o que já faz muita diferença.
Religião: não é necessária. O AAR sabe que é preciso ter fé. Fé na vida, fé nas pessoas, no amor, em você. A fé o motiva a seguir em frente, mas não precisa ser religiosa, não é preciso se filiar a nenhuma religião ou crer em nenhum Deus ou doutrina para ser uma pessoa que faz o bem.
Por fim, o Adulto de Alto Rendimento sabe que impor regras para a vida dos outros, como nessa lista, é um grande erro. Entender e aprender a conviver com as individualidades de cada um exercendo a empatia continuamente é uma habilidade que só pessoas de alto rendimento conseguem executar. A inteligência não é positivista, é afetiva, é tácita em infinitas possibilidades. Cada pessoa é individual e sabe o que é bom para si e até onde consegue chegar de maneira feliz e saudável. A vida boa é imperfeita. A pessoa dessa lista não existe, não há como ser bom em tudo, levar uma vida 100% check em tudo, mas se essa pessoa existir, com certeza deve ser uma mulher.
Esse texto é fictício e considera o meu recorte social privilegiado apenas.
Priscila Werton
Médica pela UFCG. Defensora do SUS. Feminista. Atualmente reside no Canadá cursando mestrado em Direitos Humanos. Instagram: @priscilawerton